quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A QUESTÃO PENTECOSTAL E NEO-PENTECOSTAL.


O problema não é orar em línguas, nem outras formas litúrgicas, a questão fundamental é o afastamento da Bíblia como A Revelação de Deus. A fé protestante evangélica batista, crer que a Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana, por isso nenhuma revelação específica, rhema, nova visão, profecias, etc. é de Deus se contraria um ensinamento da Bíblia. 

O movimento pentecostal tende a colocar as "revelações" específicas em pé de igualdade com a Palavra de Deus, desta forma a Revelação de Deus acaba sento sujeita à abstrações subjetivas em nome de Jesus ou do Espírito Santo. Isso acaba colocando de lado toda a tradição protestante de interpretação bíblica, por mais que tb sejam especulações humanas, fundamentam seus olhares no Texto Sagrado. 

Já o neo-pentecostalismo foi além das abstrações subjetivas, eles (ou nós) transformaram (ou transformamos) a fé em um instrumental para alcançarmos nossos desejos mais egoístas de conquistas, vitórias, bençãos, etc. Transformando o Texto Sagrado em mero instrumental para atender os "novos interesses" da sociedade pós-moderna capitalista. Caindo como uma luva para atender um novo grupo de pessoas, principalmente de classe média-alta. 

Claro que essa leitura é geral e não entra nos detalhes dos movimentos. Nem questiono os usos desses termos com outras práticas, ou as identidades denominacionais. Meu objetivo é apenas mostrar que não podemos abandonar as Escrituras como a Revelação de Deus ao homem. Creio que Deus pode falar do jeito que Ele quiser, até sem palavras como lemos em Salmos 19, ou através de uma mula. Em resumo a Palavra de Deus não pode ficar a mercê de nossas abstrações, nem relativizada aos nossos interesses. 

                                                                            Pr. Cezar Uchôa Júnior

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

IGREJA ORGÂNICA - SERÁ?


Será que um dia a gente aprende?

Nas décadas de 80 e 90 vimos o surgimento das "Comunidades Evangélicas" propondo uma revolução na Igreja a partir da "Adoração"; Nos anos 90 e 2000, vieram os "grupos pequenos" os G12, G05, Grupos familiares, células, etc. Diziam que a Igreja deveria mudar sua estrutura para receber "o vinho novo"; Hoje vemos as MULTIMEGAS IGREJAS OFERECENDO UM "DEUS DE MERCADO" e, em oposição, vemos surgir um "anti-institucionalismo" com as "igrejas orgânicas" (simple churth). Também com um discurso reformista e revolucionário estrutural.

Não sei.

Ainda não me convenci, se é mudando a estrutura que iremos viver a verdadeira realidade de Igreja. Será que Deus não pode usar uma estrutura para alcançar o Seu propósito? Será mesmo que a Igreja primitiva só se reunia nas casas? E as orações no Templo (e era o templo judaico)? E o esforço de Paulo ao evangelizar as cidades a partir das sinagogas, onde algumas vieram a se transformarem em Igrejas (alguns estudos recentes apontam para esta possibilidade)?.....

Não sei se é inteligente e justo os crentes verdadeiros, abrirem mão das estruturas (instituições) que foram construídas com sangue de mártires, deixando isso na mão de homens inescrupulosos e gananciosos. Seria uma espécie de silêncio dos bons, como disse  Pr. Martin Luther King Jr..Além disso, apesar de não sermos chamados para salvar as instituições (temos que anunciar o evangelho para que o Senhor possa salvar vidas) podemos e devemos nos esforçar para CONVERTER as igrejas a serem instrumentos de Deus para abençoar vidas.

Por outro lado, se as "Igrejas" (institucionais) não estiverem realizando sua função espiritual, Deus pode destruir tudo isso, pois de verdade, não precisamos de templos suntuosos, ou  mega estruturas, precisamos sim, de homens e mulheres rendidos aos pés de Jesus, dispostos a fazer o melhor.

Diante disso, o meu medo é estarmos falando de uma "nova revolução", de "odres novos para o vinho novo" de um "suposto avivamento ou reforma" que na verdade transfere a nossa culpa. Onde, a razão para a Igreja  está do jeito que está, não é minha, mas é da estrutura, e da instituição. Quero lembrá-los que a instituição não é um "enti" autônomo, ela é formada por pessoas. Nós deixamos a Igreja chegar na situação que ela está hoje. E, não sei se a solução é, novamente, mudarmos a estrutura, para que com a mudança possamos manter os mesmos erros. Que acaba sendo o mesmo erro do Édem: "a culpa não é minha".

Oremos por nossas denominações, igrejas, estruturas, mas principalmente por homens e mulheres de coragem que possam assumir o compromisso de SER UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE DE CRISTO.

Pr. Cezar Uchôa Júnior

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

TEUS SONHOS -




Guarda o meu coração, oh Deus
Guarda o meu coração
De fazer minha vontade
De viver para mim mesmo (2x)

Quão insondáveis são os seus caminhos
Inescrutáveis são os seus juízos

Minha vontade já deixei,
O teu reino já ganhei (2x)

Coro:
Os teus sonhos são maiores do que os meus
Os teus caminhos bem mais altos do que os meus
Toma minha vida tudo é teu,
Toma minha vida tudo é teu.

Venha o teu reino
Seja feita tua vontade (2x)

Minha vontade já deixei,
O teu reino já ganhei (4x)


Link: http://www.vagalume.com.br/fernandinho/teus-sonhos.html#ixzz2H6pbJfH6

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

4ªDoClamor - Toda Quarta-feira,19:45h

Agora será às quartas.

O nosso tempo de clamar a Deus pela resposta em nossas vidas mudou de dia, mas o nossa motivação continua a mesma: CLAMAR AO SENHOR, para que ele responda "coisas grandes e ocultas que não sabemos" (Jr.33:3).

Em 2013 estaremos enfatizando a consagração de nosso "Projeto de Vida". Porque todos os planos que fazemos precisam ser apresentados a Deus. Venha, participe dessa campanha que poderá mudar a tua vida.


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

RETROSPECTIVA 2012


2013 ANO DA COLHEITA

O tempo passa e cada vez mais as pessoas se preocupam com suas próprias vidas. Isso é bom, "não se meter na vida dos outros". Mas quando passamos a não nos importar mais com a angustia e o desamparo, quando não temos mais compaixão pela situação vivida pelas pessoas que sofrem sem o amor de Deus, fica uma pergunta: COMO SER CRISTÃO SEM OLHAR PARA O PRÓXIMO?

No ano de 2013 Deus tem dado uma direção para nossa Igreja baseado em Mateus 9:36-38

"Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara".


Que possamos, assim como Jesus, olhar para as "multidões" (para as pessoas) e ter compaixão delas por estarem aflitas e desamparadas. Jesus está nos mostrando a realidade da GRANDE SEARA e dos POUCOS TRABALHADORES. Precisamos orar ao Senhor da seara que envie mais trabalhadores e estar prontos e disponíveis ao Senhor para colhermos os frutos que já estão prontos.