segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Palavra de Deus em linguagem humana


Palavra de Deus em Linguagem Humana
"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
2 Pedro 1:21

A Declaração Doutrinaria da Convenção Batista Brasileira diz:

“A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.1 É o registro da revelação que Deus fez de si mesmo aos homens.2 Sendo Deus seu verdadeiro autor, foi escrita por homens inspirados e dirigidos pelo Espírito Santo.3 Tem por finalidade revelar os propósitos de Deus, levar os pecadores à salvação, edificar os crentes e promover a glória de Deus.4 Seu conteúdo é a verdade, sem mescla de erro, e por isso é um perfeito tesouro de instrução divina.5 Revela o destino final do mundo e os critérios pelo qual Deus julgará todos os homens.6 A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas as doutrinas e a conduta dos homens.7 Ela deve ser interpretada sempre à luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.”

 A Bíblia é Palavra de Deus em Linguagem Humana? Só Cultura? Mas e a Revelação? 
Tudo é cultura? Se olharmos apenas para a "linguagem", sim toda a Bíblia é cultura. Mas, o que dizer da Revelação? Onde está a Palavra de Deus expressa na linguagem humana? Seria a mensagem? Ou não existe revelação? Essa discussão demonstra, dentre outras coisas, que ninguém pode manipular, aferir ou controlar a Palavra do Deus (LOGOS TOU TEOU), sejam críticos, religiosos, ou homens de fé.

Critérios de interpretação, modelos explicativos ou sistemas teológicos tentam a milênios interpretar a Palavra de Deus. O problema é que todo esquema proposto pelo homem para ler a “Revelação” limita-se ao olhar humano. Mas, não seria esta a proposta de Deus ao se “re-velar”? Podemos pensar a Bíblia, justamente, a partir desse conceito de “re-velar” (velar novamente). Nesse sentido, para que pudéssemos apreender (compreender) o tamanho da Revelação de Deus, Ele “traduziu”, simplificando a Sua mensagem de maneira acessível ao homem. Portanto, qualquer modelo explicativo da Revelação de Deus, não pode ser visto como um “óculos espiritual” capaz de mostrar os verdadeiros segredos de Deus. Quero dizer com isso que qualquer interpretação da Bíblia é tão humana quanto a sua linguagem. Assim, os debates e a compreensão da linguagem humana (cultura) fazem parte da interpretação bíblica, porém não determinam a Revelação.

Agora, o que dizer da fé? Essa palavra tão pequena e de tão difícil conceituação está no centro da maneira como compreendemos a Bíblia. Por um lado, nossa fé tende a desconsiderar todo esforço humano para compreendermos a Bíblia, pois em uma análise crítica as Escrituras apresentariam discordâncias. Então abrimos mão da crítica e adotamos uma suposta espiritualidade na interpretação da revelação. Por outro lado, podemos abrir mão de toda a revelação por considerarmos que a Bíblia contem incoerências. E agora o que fazer? Manter uma leitura inocente, e supostamente espiritual, ou entregar-se à crítica, na busca pela “verdade”? Tanto faz, de um lado ou de outro voltamos para a cultura e a linguagem. Isto, no nível do debate teológico é produtivo, como construção de conhecimento, não no sentido de certo e errado, mas na perspectiva de perceber que tanto o modelo devocional como o crítico são apenas pontos de vista de um mesmo tema.

Portanto, a Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana. Sendo que a linguagem possui várias perspectivas, porém a Palavra de Deus é única. A linguagem (cultura) ajuda a compreender a fé e a vontade de Deus, no entanto não podemos divinizar os modelos explicativos (devocional ou crítico), ou coloca-los no altar como intocáveis. Sendo assim, a fé Cristã em Deus é uma construção humana (cultura) inspirada por Deus e tem como referência a Revelação, principalmente no Novo Testamento. Assim, a fé na existência de um único Deus que se revelou para salvar o homem do pecado, restabelecendo o vínculo (Deus-homem) baseado no amor e na entrega, é um ato de fé que pode ser compreendida. Pois a aceitação dessa realidade é um reconhecimento de fé, no qual a Bíblia nos ajuda a responder a razão da esperança que há em nós (IPe.3:15). Então, a linguagem humana é necessária para compreendermos a Palavra de Deus que nos faz crer e crescer na fé, na esperança da vontade de Deus em nossas vidas. 

Pr. cezar uchôa júnior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO