sábado, 18 de setembro de 2010

CHEGA DE FALAR. EU QUERO VIVER 18/09/2010

“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz. Por toda a terra estende-se a sua linha, e as suas palavras até os consfins do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr a sua carreira.A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até a outra extremidade deles; e nada se esconde ao seu calor. Salmo 19:1-6


Estamos acostumados com o discurso, com o jogo de palavras. Nos maravilhamos quando lemos algo bonito e inteligente. Mas infelizmente estamos nos contentando apenas com as palavras. Vivemos o tempo do discurso, onde tudo parece ser resolvido com uma boa retórica e um bom argumento, porém o que são as palavras diante da realidade? As palavras podem até confortar, estimular, convencer, etc; mas com certeza, serão apenas palavras. No entanto, quando transformamos o falar em atitudes, estamos tirando as idéias do campo da organização teórica e aplicando-as à realidade. É isso que Deus fez ao criar o mundo, transformando o discurso em ação, da mesma forma como Ele materializou o amor, quando deu o Seu único filho para morrer pelos nossos pecados (João 3:16). Assim também, a Igreja, precisa ir além do “falar de Jesus” e começar a “VIVER JESUS”, como nos diz Tiago 2:26: “...a fé sem obras é morta”.



É interessante pensarmos a palavra (escrita ou falada) como um veículo que tenta transmitir a realidade, porém sabemos que aquilo que contamos a outras pessoas, não é a realidade em si, mas é o nosso ponto de vista transformado em linguagem. Assim, aprendemos a conviver com os múltiplos discursos sobre as coisas, e dizemos: cada um tem seu ponto de vista, mas estamos desaprendendo a enfrentar a realidade. Pois hoje vivemos o tempo do tão falado desconstrutivismo que envolve uma série de princípios onde tudo se resume ao discurso, onde a realidade se torna apenas uma interpretação do real – onde cada um tem sua. Portanto, do que adiante termos excelentes pregadores, capazes de convencer multidões? De que serve ótimos evangelistas? Para que lindas canções? Se o evangelho não for materializado em nossas vidas de nada vale nossas belas palavras, nossas lindas orações e nossas emocionantes canções. Precisamos transformar nossas palavras em ações que expressem a glória e o amor de Deus, em outras palavras, precisamos viver mais o evangelho e falar menos de nós mesmos.



É justamente isso que o salmista percebe quando escreve o Salmo 19. Ele mostra que Deus fala através do céu e do firmamento – o discurso de Deus é a obra de suas mãos – onde toda beleza do céu e da terra expressam quem Deus é. Por isso, não precisamos ouvir, ou ler, nem gritar, ou falar, precisamos apenas enxergar as obras de Deus e a Sua glória para experimentar o seu amor em tudo que Ele fez por nós. Além disso, ou por causa disso, passamos a valorizar muito mais o que fazemos por Deus e para ELE, do que o nosso falar vazio e vão. Assim como Deus fala sem palavras, nós também falaremos às nações sem pregações, sem músicas e sem discursos. Mas como isso é possível? O texto diz: “Não há fala, nem palavras; não se lhes ouve a voz” mas por toda terra se ouve quem ELE é, porque “Os céus proclamam a Sua glória e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”. Da mesma forma a Igreja será ouvida por todos quando apenas proclamar a GLÓRIA DE DEUS e quando anunciar A OBRA DAS SUAS MÃOS, ou seja, quando nós formos a mensagem viva de Deus a esta geração.



Quero dizer que a obra de Deus em nós fala muito mais que as nossas palavras, pois na realidade somos criados por Deus e somos o lugar da manifestação da GLÓRIA e da OBRA de Deus. Por isso a Igreja deve ser o céu e o firmamento que anuncia a glória e a obra de Deus ao mundo, nos somos a linguagem do amor de Deus. Mas, será que não estamos mais preocupados em manter nosso discurso de religioso? Será a nossa preocupação é apenas manter uma ordem racional e teológica? Será que queremos falar mais do que viver? Ou será a nossa busca é apenas uma satisfação do nosso discurso? Hoje, eu creio, Deus busca aqueles que desejam viver o evangelho, pois já existem inúmeros pregadores e muitos cantores nos púlpitos, nas praças, no rádio, na TV e nas mídias em geral. No mundo do discurso, milhões falam do evangelho, mas quem quer pagar o preço de vive-lo?



A minha oração é que nós possamos apenas viver o Evangelho puro e simples de Cristo. Que sejamos os seus adoradores não apenas quando abrirmos nossas bocas, mas em cada segundo de nossa existência. Sejamos, então, o expressar da Glória e o fruto daquilo que ELE pode fazer em uma vida, para que o mundo veja o Senhor em nós, e apenas ELE seja tudo aqui. Porque ELE não está procurando artistas, pregadores, cantores ou evangelistas, ELE procura apenas a VERDADEIROS ADORADORES, dispostos a se tornarem seguidores de CRISTO.
Pr. Cezar Uchôa Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO