sábado, 25 de setembro de 2010

"NEM CRISTO ME TIRA DO GOVERNO" CUIDADO!- 25/09/2010

CUIDADO PARA NÃO SER MANIPULADO - 25/09/2010

A Bíblia diz: Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo; pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas,contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Ef.6:10-12


Nós temos vivido um momento muito importante em nosso país – as eleições – e temos visto os candidatos se apresentarem, disputando os votos dos eleitores. Mas eu acredito na tomada de decisão consciente, pois um dos princípios da liberdade é a capacidade de decidir, por isso resolvi escrever este texto, para estimular um esforço de pensar sobre as nossas decisões. Porém antes quero deixar claro que não estou defendendo, nem apoiando nenhum candidato, meu compromisso é com meu Senhor e Salvador Jesus Cristo e com o Ministério de orientar a sua Igreja nos caminhos da Palavra de Deus.

Vamos lá. Nesta semana circulou na internet e-mail's sugerindo que a candidata Dilma teria dito “nem Cristo me tira do governo”, porém eu não consegui achar nenhuma fonte segura (jornais e revistas), nem nenhum áudio ou vídeo que contivesse essa declaração. O máximo que eu achei foi uma declaração do Joaquim Roriz, em uma palestra que afirmou que a candidata Dilma teria dito isso (Veja o site do Correio Braziliense).
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/09/18/noticia_eleicoes2010,i=213647/RORIZ+CHAMA+PETISTAS+DE+ENCARDIDOS+E+AFIRMA+QUE+ELES+SE+ACHAM+SUPERIORES+A+DEUS.shtml

O que eu quero dizer, na verdade, é um alerta com relação à possibilidade de estarem usando os supostos posicionamentos “anti-cristãos” do PT, ou do governo atual, para colocar os cristãos contra o governo e/ou o PT. Outra coisa é achar que o PT representa a esquerda (movimentos socialistas/ comunistas) e que o Serra seria representante da direita, porém, na verdade esses conceitos de direita e esquerda hoje são muito difíceis de se classificarem. Diante disso, uma coisa podemos notar: o governo Lula em 8 anos de governo, conseguiu criar um governo de coalizão, praticamente sem oposição significativa. Isso devido ao apoio popular e/ou sua própria capacidade de negociação. No entanto, a pergunta hoje é: quem está interessado em polarizar novamente a política no Brasil? Não quero dizer que o governo de coalizão foi algo positivo, ou negativo, estou apenas apontando para esta realidade, demonstrando que diante de uma luta entre duas partes, nem sempre o vencedor é o vitorioso, em alguns casos o vencedor é aquele que sempre se apresentou neutro na situação, e que “incentivou a briga” (e ficou fora da disputa). Estou falando claramente do PMDB (que tem o Vice na chapa da Dilma: Michel Temer). É o maior partido do Brasil e se sustente neste posto devido a sua capacidade metamorfosica de construir alianças com os partidos que alcançam o governo (a situação), no entanto pela sua “pluralidade” sempre flerta com a oposição, sendo meio que o “fiel da balança” no jogo político. Isso aponta para uma característica da política: "nem sempre é preciso estar no governo para se ter o poder", pois quem governa o país, em nossa "democracia", não é o governo propriamente dito, muito menos o povo, mas as alianças construidas no Senado e na Câmara que dão condição, ou não, para que os Programas do Governo sejam implementados.

Olhando assim, da perspectiva do jogo político (não da moral cristã) nós (evangélicos e católicos) somos vistos como “eleitores” (leia-se para eles gado que fazem parte de uma massa que passam nos projetos do futuro), que podem ser manipulados quando se apela para a moralidade cristã. Porém não quer dizer que se eles forem eleitos, terão força política, ou compromisso em cumprir as pautas cristãs. Para simplificar, quero dizer que muitos estão usando o discurso cristão para serem eleitos, porém não tem nenhum compromisso com Deus, nem com o Reino e muito menos com a verdade e, seguindo nessa linha de pensamento as discussões e os problemas relacionados com a PL122 e a PNDH-3 ESTÃO SENDO USADOS APENAS DE FORMA ELEITOREIRA, para manipular os cristãos brasileiros.

Portanto, meus queridos, posicione-se de forma consciente, seja em relação ao seu candidato, ou nestas questões, não se deixe enganar. Também, é preciso não entrar em uma “guerra santa”, onde nós (evangélicos) muitas vezes cheios de uma moralidade hipócrita achamos que devemos acabar com os pecadores. Precisamos lembrar que também somos pecadores, pois não existe pecado tão grande que Deus não possa perdoar e, nem pecado pequeno que não incomode a Deus – pecado é pecado e todos pecaram. Por isso, não podemos entrar em guerra contra os homens, “mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes”. Precisamos ter cuidado, pois nem tudo é o que parece ser, mas a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminhar (Sl.119:105), ELA também é faca de dois gumes que separa intenções de motivações, alma e espírito (Hb.4:12), ou seja é a Palavra de Deus que deve ser a nossa fonte de orientação para as nossas decisões e posicionamentos.
Que Deus abençõe a nossa nação.
Pr. Cezar Uchôa Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO