terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

REFLEXÕES DE UM PASTOR - O MOVIMENTO DOS BOMBEIROS DO RJ

O MOVIMENTO DOS BOMBEIROS RJ - PARA REFLETIR.

UM MOVIMENTO POLÍTICO DE BASE COM ALGUMAS CARACTERÍSTICAS PECULIARES:
1. UM MOVIMENTO DENTRO DA ESFERA MILITAR, QUE ROMPEU O MILITARISMO LEVANDO A QUESTIONAMENTOS DA POLÍTICA DO ESTADO DO RJ;
2. SUBVERSÃO DA "ORDEM" MILITAR E QUESTIONAMENTO DA RELAÇÃO CIVIL X MILITAR;
3. QUESTIONAMENTO DA POLÍTICA DE ESTADO - GOVERNANDO PARA COPA E OLIMPÍADAS - INTERESSES DOS INVESTIDORES;
4. AÇÃO TENDENCIOSA DA IMPRENSA (PRINCIPALMENTE GLOBO), FAZENDO PROPAGANDO DO GOVERNO DO RJ, DIMINUINDO, CRIMINALIZANDO E DISPERSANDO O MOVIMENTO;
5. UM LÍDER CARISMÁTICO;
6. CARACTERÍSTICAS RELIGIOSAS NO MOVIMENTO....

AINDA NÃO SABEMOS ONDE ISSO VAI DÁ, MAS QUE ESTÃO TENTANDO JOGAR ESTA MOBILIZAÇÃO PARA O ESQUECIMENTO, E ALGUNS OPORTUNISTAS JÁ VEEM A FORÇA POLÍTICA E TENTARÃO SE APROPRIAR DISSO. VEJO QUE ISSO PODE, DIGO: PODE, SER O INÍCIO DE UMA VERDADEIRA MOBILIZAÇÃO POPULAR CONTRA O TIPO DE POLÍTICA NÃO SÓ NO RJ, MAS NO BRASIL. OU ISSO SERÁ SUFOCADO PELOS MEIOS DE ALIENAÇÃO. UMA OUTRA POSSIBILIDADE É A INCORPORAÇÃO DO LÍDER À MÁQUINA POLÍTICA "TRADICIONAL", COMO ACONTECEU COM MUITOS QUE HJ FORMAM O GOVERNO, MAS ANTES MOBILIZAVAM AS BASES, VEJA O CASO DO PT.

DE QUALQUER FORMA, ISSO JÁ PRODUZIU UM OLHAR QUESTIONADOR AO GOVERNO CABRAL, PORÉM A TENDENCIA É QUE TUDO SEJA ABSORVIDO PELA "POLÍTICA TRADICIONAL" - PELO ABAFAMENTO DO CASO OU PELO USO ELEITOREIRO. MAS QUEM SABE PODEREMOS VER UM MOVIMENTO VERDADEIRAMENTE POPULAR NO BRASIL, ESTE É O TEMOR DAS "ELITES". VEREMOS SE O BRASILEIRO ACEITA TUDO SEM QUESTIONAR.

MAS E A IGREJA? SERÁ QUE PODEMOS MISTURAR AS COISAS? DEVEMOS NOS MANTER NEUTROS E LAVAR NOSSAS MÃOS? SINCERAMENTE AINDA NÃO SEI, MAS POSSO PENSAR NISSO UM POUCO.

PRIMEIRO: POR QUE EXISTE UM TEMOR EM NOSSA CIVILIZAÇÃO LAICA E SECULARIZADA DA APROXIMAÇÃO DA POLÍTICA E RELIGIÃO? FOI INVENTADO ATÉ UM ANTIDOTO PARA ISSO: "O ESTADO DEVE SER LAICO". ATÉ CONCORDO COM ISSO, MAS O MEDO REPOUSA NO PODER MOBILIZADOR DA RELIGIÃO, SEM ENTRAR NO MÉRITO DO CERTO E ERRADO. RELACIONAR RELIGIÃO E POLÍTICA É COM CERTEZA ALGO MUITO, MAS MUITO PERIGOSO, ATÉ EU TENHO RECEIO DESSE BINÔMIO.

SEGUNDO: O ESTADO PODE ATÉ SER LAICO - DEVE SER ASSIM (OPINIÃO) - E A NOSSA SOCIEDADE SECULARIZADA, PORÉM EXISTE MOVIMENTOS RELIGIOSOS, HOMENS E MULHERES QUE PROFESSAM A SUA FÉ E, ESSES TAMBÉM VIVEM DEBAIXO DO MESMO ESTADO E TEM O DIREITO DE ORGANIZAR-SE PARA PROMOVER SEUS IDEAIS, DESDE QUE NÃO DESRESPEITEM O DIREITO INSTITUÍDO. OU SEJA, DIANTE DA LEI, IGREJAS, CENTROS, ASSOCIAÇÕES RELIGIOSAS PODEM APOIAR CANDIDATOS E PROPOSTAS POLÍTICAS, DESDE QUE ISSO NÃO FIRAM SEUS ESTATUTOS. NÓS COMO BATISTAS, NÃO NÃO TEMOS NADA ESCRITO QUE NOS IMPEÇA DE APOIAR ESTA, OU AQUELA PROPOSTA POLÍTICA, PORÉM...........

TERCEIRO: TODOS SABEMOS QUE O MEIO DAS "ARTICULAÇÕES POLÍTICAS" MUITAS VEZES É UM AMBIENTE DE PROSTITUIÇÃO IDEOLÓGICA E HIPOCRISIA PARA ATENDER A TODA PODEROSA "OPINIÃO PÚBLICA". AQUELES QUE SE MANTEM FIRMES AOS SEUS POSICIONAMENTOS - MUITAS VEZES FOI O QUE PERMITIU ELEGÊ-LOS - QUANDO "CHEGAM AO PODER" SÃO SEDUZIDOS E ABSORVIDOS PELA LÓGICA DA POLÍTICA EM VIGOR. PORTANTO SE FOR PARA MANTER ESSE MESMO AMBIENTE DE PROSTITUIÇÃO E HIPOCRISIA PARA QUÊ ENTRAR NESSA? A IGREJA DEVE SER DIFERENÇA, O SAL E A LUZ.

O MOVIMENTO DOS BOMBEIROS NÃO É SÓ COMO UMA LUTA POR MELHORIAS SALARIAIS, POIS APONTAM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM NOSSA SOCIEDADE E UMA DELAS É ESSA APROXIMAÇÃO DA RELIGIÃO E POLÍTICA - ISSO VEM ACONTECENDO COM AIS FORÇA DESDE OS ANOS 90. COMO DISSE, NÃO ATRIBUO JUÍZO DE VALOR A ISSO, ACHO PREOCUPANTE EM ALGUNS CASOS, PORÉM VEJO A POSSIBILIDADE, DIGO: POSSIBILIDADE, DE SE CONSTRUIR UM MOVIMENTO POPULAR DE BASE QUE POSSA ROMPER COM O TIPO DE POLÍTICA FEITA NO BRASIL, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O BINÔMIO RELIGIÃO-POLÍTICA. TUDO DEPENDERÁ DE MANTER-SE FIRME.

QUE DEUS POSSA ABENÇOAR DACIOLO E OS BOMBEIROS DO RJ. E QUE A IGREJA POSSA ACORDAR E SER SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO DE VERDADE.

VEJA ESTE VIDEO, VALE A PENA.

PR. CEZAR UCHÔA JÚNIOR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO