segunda-feira, 5 de março de 2012

REFLEXÕES DE UM PASTOR - E A IGREJA LOCAL, COMO FICA?

E A IGREJA LOCAL, COMO FICA?

Em um mundo "globalizado" e "globalizante" como fica a Igreja local? Com as múltiplas possibilidades de conexões e contatos, como fica o "ir à igreja"? Uma pergunta que talvez não queremos fazer, mas ela está no nosso contexto: por que ir a igreja?

Nessa luta por manter uma igreja atrativa, tenho visto a vida cristã se limitar a mega-espetáculos, chamados de cultos, reuniões, encontros, rede, sessões, etc. E pastores e líderes se transformando em promoters se afastando das pessoas com a desculpa de "promover" o Reino de Deus. Por outro lado grupos de pessoas marcadas por mágoas por crises com as instituições, se afastam da vida em comunidade para criar pequenos grupos sem vinculo institucional. Diante disso, como fica a igreja local?

Tenho entendimento que a Igreja é muito mais que os programas e, também, não se resume a encontros domiciliares sem um vinculo maior. Viver como Igreja é fazer parte de uma comunidade eclesiástica, isso quer dizer que não conseguimos ser Igreja convivendo apenas com grupos pequenos - isso é uma parte -, mas devemos ampliar nossos vínculos, experimentando a identidade e o pertencimento a um "corpo" local, onde podemos viver coletivamente o propósito de Deus na rua, no bairro, na cidade onde nos estabelecemos e, assim, até os confins da Terra. (At.1:8).

Hoje tem tentam difundir um entendimento de que a Igreja é a instituição e seus projetos, em contra-partida, grupos alternativos se organizam negando todo vínculo institucional. Meu questionamento é: nos dois pontos de vista temos caminhado para a valorização do individualismo e a criação de um "povo de Deus" como consumidores da indústria gospel. Precisamos voltar nossos olhos para os "domésticos da fé". Precisamos construir uma Igreja Local Forte, para que a expressão de nossa UNIDADE possa levar o mundo a crer que Jesus é o Senhor, pois foi essa a oração de Jesus: " para que todos sejam um, para que o mundo creia" (João 17:21).

Precisamos valorizar a nossa Igreja Local, construir a unidade como corpo, nos conectarmos uns aos outros pelo elo (vínculo) perfeito que é o amor (Cl.3:14). Nessa direção penso a família como nossa primeira base eclesiástica, pois é nela que nascem os primeiros vínculos e as experiências determinantes em nossas vidas. Mas hoje vemos Igrejas cheias e famílias despedaçadas. O caminho para a renovação de nossas Igrejas é fortalecer os lares, com culto doméstico e ministração dentro de casa. A vida do cristão começa em casa. Com a família fortalecida a Igreja é restaurada.

Valorize a vontade de Deus em sua vida. Seja crente em casa, ministre o favor de Deus para seus filhos, pais, maridos e esposas. Quando a sua casa estiver fortalecida, conduza sua família a ministrar para outras famílias. Que possamos construir vínculos familiares.

Apesar do tx parecer ter um teor conclusivo, ainda tenho lacunas sobre o que é a igreja, para que eu possa construir junto, coletivamente.

Pr. Cezar Uchõa Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO