sábado, 20 de outubro de 2012

O ÉDEN NÃO FOI SUFICIENTE



Quando a serpente seduz a humanidade a desobedecer a Deus ela usa a seguinte estratégia: Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Gênesis 3:4-5). O que a serpente oferece é SER COMO DEUS, conhecedores do BEM e do MAL. Aparentemente uma ótima oferta, ou não? Alguns dizem que essa estória mostra um Deus sádico, pois coloca algo ao alcance da humanidade, porém diz: “não coma”. Diante dessa Palavra, podemos entender um pouco da Revelação de Deus a cerca do pecado, sua natureza e consequências para nossas vidas, não adianta ficar conjecturando se seis é meia dúzia.

O pecado, por muito tempo foi visto como um mecanismo de controle através do medo. Em certa medida isso não é errado. No entanto, a atitude de desobediência à Palavra de Deus esconde algo que muitas vezes não conseguimos perceber. Estou falando da insatisfação do que Deus nos deu. A humanidade, figurada na pessoa de Adão e Eva, foi seduzida pela possibilidade, digo possibilidade, de ter mais do que aquilo que Deus tinha dado. Aí você pode dizer, mas isso parece um teste, um jogo, de repente pode até ser. Porém, não  quero chamar a atenção para o que Deus tinha em sua mente (pois isso é apenas conjecturar), mas para a realidade do pecado da humanidade a partir do Éden.

O Éden não foi suficiente para a humanidade. Isso demonstra que não temos um coração agradecido pelo o que Deus tem nos dado. Então, se não conseguimos agradecer pelo que temos, o nosso coração fica cheio de insatisfação e almejamos algo além, o conhecimento do bem e do mal, sermos como Deus. Mas na verdade isso não passa de UMA POSSIBILIDADE improvável. Quando trocamos a realidade que temos por uma propaganda enganosa, resta-nos lamentar o que desperdiçamos. Assim, enquanto não aprendermos a valorizar o que temos, não seremos dignos de ir além, de estar na presença de Deus.

Ainda hoje o Éden não é suficiente, a Graça não basta, não conseguimos ter um coração agradecido. Por isso, a serpente tem semeado a insatisfação com as coisas de Deus e esta semente tem germinado nos corações das pessoas, inclusive nas Igrejas, valores egoístas, uma religiosidade centrada no “eu”, um conformismo com as coisas do mundo e uma divinização do que é humano. Voltemos ao evangelho, Voltemos para os braços do Pai, voltemos ao primeiro amor. Pois quando o Senhor realmente for o nosso pastor, nada nos faltará, pois ELE nos basta. Pois estou certo de que nada poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus.

 PJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO