quinta-feira, 5 de setembro de 2013

PASTORAL - 08/09/13 - “UMA COISA TE FALTA”

Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção, pôs-se de joelhos diante dele e lhe perguntou: "Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: "Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus. Você conhece os mandamentos: ‘não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe’". E ele declarou: "Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência". Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me". Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.


Sabe de uma coisa, nós estamos vendo cada vez mais um número grande de pessoas sendo ensinadas que ser crente é ter “um deus” que faz tudo para satisfazer nossos desejos (casa, carro, dinheiro, posição, etc.). E o pior é que tem gente acreditando mesmo nisso. Muitos aproximam-se de Deus como esse homem, com uma atitude de adoração diante de Jesus, como conhecedores da Palavra de Deus e das práticas que se espera de um “filho de Deus”. Mas quando Deus coloca uma realidade desconcertante como esta, o que fazem?  Sobre isso que gostaria de pensar um pouco: o que tem nos faltado para seguir a Jesus e viver plenamente a Sua Salvação?

Primeiro. Veja só. Algumas Palavras de Jesus, podem nos causar abatimento e tristeza. Mas como assim? Dificilmente Jesus falava coisas que as pessoas esperavam ouvir. Ao invés disso, Ele questionava os padrões, convenções e as próprias pessoas. Por isso, seu ministério foi decepcionante para alguns que tinham certas ideias e expectativas a cerca do messias. Eu não sei o que aquele homem esperava ouvir de Jesus, mas o que ele ouviu com certeza o decepcionou. Isso me ajuda a entender que Deus, muito mais que satisfazer nossos pedidos, Ele nos desafia a olhar para dentro de mim e ver que “ainda falta alguma coisa”, para aquele homem faltava desapegar-se de suas riquezas. E para você, o que falta?

Segundo. A Palavra de Jesus fez aquele homem se afastar Dele. Quando eu li isso, fiquei com uma pulga atrás da orelha. Como assim? Depois percebi que algumas vezes o que Jesus falava afastava as pessoas Dele. Pois, Ele não buscava "jogar para a multidão" (como em João cap.6 ). Chega um momento de nossa vida cristã que temos uma escolha a fazer: diante da Palavra de Jesus, podemos buscar essa confrontação com nosso interior, intenções e motivações, ou fazer como esse homem, assim como outros fizeram (relatado em João 6:60-66) e ainda hoje muitos fazem, afastar-se de Jesus, porque não suportamos o Seu discurso.


Por isso, não basta estar perto de Jesus, é preciso estar disposto a segui-lo, mesmo quando Suas Palavras forem desconcertantes, incomodas e até decepcionantes (para nossas expectativas). Quando uma grande multidão ouvia o discurso de Jesus (relatado em João 6), no final,  uns diziam: duro é esse discurso, quem pode suportá-lo, outros ficaram escandalizados, e houve aqueles que simplesmente deixaram de seguir a Jesus. Hoje acontece a mesma coisa, porque a Palavra de Deus é a mesma. Porém, como o anseio de nossos  “pastores, bispos, apóstolos e líderes” de hoje tem sido o resultado numérico (agradar as multidões), o evangelho acaba sendo massificado para atender as tendências do mercado da fé e não vemos mais discursos como o de Marcos 10:17-22 ou de João 6:48-71, pois essas Palavras esvaziam as Igrejas. Porém, a Palavra do Senhor Jesus é a mesma. Ouça o que ainda te falta e decida enfrentar o desafio de abrir mão do que é seu para viver Deus, pois só Ele tem Palavras de VIDA ETERNA.
PJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO