sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PASTORAL 20/10/2013 - "EBD – UM ESPAÇO PARA SER CONSTRUÍDO"

Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas”.

Há quem diga que a leitura é uma janela para o conhecimento. Se aplicarmos essa frase à Bíblia, sua leitura seria uma janela que se abre para o conhecimento de Deus. Mas de uma janela somente podemos contemplar o que está fora, na dá para experimentar. Assim, o estudo bíblico não limita-se ao contemplar, mas também à prática. Com isso, a Escola Bíblica Dominical tem muitos desafios. Será que com tantas inovações, ainda podemos construir um espaço para o estudo sério da Palavra de Deus em nossas igrejas? Em uma sociedade que cada vez mais tem trocado a leitura pela imagem, ainda tem espaço para uma Escola Bíblica que se propõe a a estudar um livro? Em uma linguagem mais atual: "ainda rola #partiuEBD"? 

Nossa tradição cristã-protestante sempre focou a devoção em uma experiência real com a leitura da Palavra de Deus, não apenas no sentido devocional, mas também na busca por melhor entender o Texto Sagrado. Neste objetivo foi criado a Escola Bíblica Dominical. Sempre com o foco no ensino e transmissão dos valores cristãos, associado à leitura e compreensão da Bíblia. Com certeza, a EBD foi, e continua sendo, o principal instrumento de ensino da Bíblia para os cristãos, porém aos poucos temos deixado de dar a real importância a esse espaço de crescimento espiritual. Nós não temos buscado construir uma EBD de qualidade, porque temos construído outras coisas. Com as inovações tecnológicas e uma ênfase cada vez maior nas sensações emotivas, temos abandonado o estudo da Palavra e substituído por grandes espetáculos de massa, ou por experiências pessoais subjetivas que apenas utilizam o texto Sagrado de forma simplória e superficial. Diante desta situação vivemos um impasse: devemos atender os desejos, gostos e expectativas das pessoas, ou voltar-nos ao estudo bíblico sério e confrontador. A segunda opção não é muito popular, mas com certeza nos fará experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Quando nos propomos a esse tempo de reflexão sobre a EBD, nosso principal objetivo é DESPERTA NA IGREJA A REAL NECESSIDADE DE SE ESTUDAR A BÍBLIA COM SERIEDADE .  Pois, não basta estar antenado com as inovações, não basta saber utilizar as ferramentas que nossa sociedade oferece, é preciso, e isso é urgente: ENSINAR A BÍBLIA. Se voltarmos para o tempo de Esdras e Neemias, uma coisa era necessária para o povo de Deus naquele tempo, eles precisavam RECONSTRUIR, os muros, a organização e a vida em Jerusalém e, para isso, Esdras decide estudar, praticar e ensinar a Lei do Senhor. Hoje também Deus tem colocado em nossas mãos esse desafio de reconstruir nossas igrejas, nossas famílias, nossa cidade e até nossa nação e, também precisamos fazer uma escolha como povo de Deus: voltar nosso foco para o estudo, o ensino e a prática da Palavra.

A importância que damos ao conhecimento, pode ser medido, em parte, a partir do tempo que investimos no estudo. Quem quer ser um advogado, estuda leis, doutrinas, etc., quem quer ser engenheiro se debruça em cálculos, quem quer seguir a Jesus, deve estudar sua vida e seus ensinamentos. Para isso, Deus nos deixou a Revelação, a Bíblia, e o que fazemos com ela? Apenas nos limitamos a estudar aquilo que queremos, o que dá maior repercussão e atenda aos nossos gostos. Mas a Bíblia tem muito mais a nos oferecer, as Palavras de Vida de Jesus ainda hoje precisam ser estudadas, ensinadas e praticadas. Portanto, precisamos impor seriedade, dedicação e excelência na edificação desse espaço que é a EBD, desde os líderes, aos professores, aos alunos, pois para construirmos uma Escola Bíblica de qualidade não depende só de recursos, mas principalmente dessa convicção proposta de maneira firme em nosso coração: de estudar, praticar e ensinar a Lei do Senhor, seus mandamentos e decretos, como fez Esdras. Vamos, juntos podemos construir uma EBD que realmente ensine a Bíblia.

PJ   

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto pastor.
    Sou responsável pela coordenação da EBD www.ccfe.com.br, e sei o quanto tem sido difícil esclarecer para as pessoas a importância de conhecermos a Deus pela sua palavra, pois é ela que nos trás vida. Que Deus continue abençoando sua vida e de sua família.

    ResponderExcluir

FAÇA O SEU COMENTÁRIO