quinta-feira, 3 de abril de 2014

PASTORAL 05/04/2014 – SER CRISTÃO

O que nos faz ser classificados como cristãos? Cristão hoje é aquele que professa a fé cristã, tem o Cristianismo como religião ou, de alguma forma, tem os valores cristãos como norteadores de sua vida. Em Atos 11:26, o texto declara que os discípulos foram pela primeira vez chamados de Cristãos. Vejamos que “foram chamados”, não se auto-intitularam, ou seja, foram os habitantes daquela cidade que identificaram Saulo e Barnabé como parecidos com Cristo, como seus imitadores.

Dessa forma, o mundo e as pessoas precisam identificar em nossas vidas as atitudes de Cristo. Eles precisam ver Cristo em nós, sem que falemos isso o tempo todo.  Pois não adianta sermos apenas classificados como Cristãos, porque frequentamos uma Igreja, ou nos identificamos como os ensinamentos de Cristo, ou ainda porque seguimos uma série de regras morais. Nossas atitudes, nossa maneira de lidar com os problemas e dificuldades, nosso trato como o próximo é que deve expressar as atitudes de Cristo. O próprio Apóstolo Paulo diz que devemos ser seus imitadores, assim como ele é de Cristo (Ef.5:1).

Outra coisa interessante é que, biblicamente, ninguém pode ser cristão sozinho. Em todo momento, Jesus trata com seus discípulos se direcionando a eles como vós. O plural, o coletivo, o comunitário, também manifesta em nós o SER cristão. O Reino anunciado por cristo, considera uma ação coletiva unitária, onde o corpo de Cristo é visto como tendo várias partes, porém ele é uma “unidade única”.  Jesus nos fala de sermos levados a uma plena unidade, para que o mundo saiba que Jesus foi enviado por Deus (João 17:23). Portando, quando vivermos essa unidade, eles nos chamarão de cristãos.

Que possamos ser reconhecidos como cristãos por nossas atitudes e virtudes semelhantes às de Cristo e, também, por nossas ações coletivas e comunitárias de promoção do Reino de Deus, na manifestação da justiça da paz e da alegria no Espírito Santo (Rm14:17). PJ 05/04-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO