sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

PASTORAL 29/12/2014 - FELIZ VIDA NOVA


O ano está no fim. De certo, se trata apenas de uma contagem, mas o que seria de nós sem esses momentos de ruptura, de fim de um ciclo e começo de outro?  Diante de tantas coisas que fazemos no fim de ano, gostaria de destacar esse momento de reflexão, avaliação e expectativa, deixando a pergunta: o que eu fiz neste ano me fez ser uma pessoa melhor e o que esperar do ano novo? A ilusão de que tudo de ruim ficará para em 2013 e tudo se realizará no ano que vai nascer, não pode limitar nossa autoavaliação.

Salmos 90:12 diz:Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios”.  Vamos contar os 365dias do ano de 2013? Não é necessário. A ideia é pedir orientação de Deus para uma avaliação do que fizemos de bom e de ruim, onde erramos e acertamos, para que possamos aprender a ter um coração sábio. Perceba que não basta lembrar os fatos, contar os nossos dias significa responder a seguinte pergunta: o que temos feito com os nossos dias? Será que aproveitamos todas as oportunidades que tivemos? Então, a partir desses questionamentos, poderemos perceber o que fizemos de errado e aprender com o que aconteceu, buscando melhorar.

E os planos, projetos, sonhos, perspectivas que traçamos para o novo ano? Não é um erro fazer isso. Talvez não seja legal traçar planos e ficar esperando as coisas acontecerem. Pois uma meta a ser alcançada, pode ou não se concretizar. Esse não é bem o ponto principal. Porque muitas coisas conseguimos conquistar e até superar nossas expectativas, outras não, aí nos sentimos frustrados e decepcionados. O ponto é: o que estamos fazendo com os nossos dias? Estamos vivendo ou estamos desperdiçando os dias que o Senhor nos deu, com sonhos, projetos, metas, decepções, magoas, etc. Às vezes esquecemos de viver de verdade para lamentarmos ou sonharmos o que não foi, nem será vivido.


Que em 2014 possamos simplesmente viver, amar, errar, acertar, perdoar, experimentar o que for possível e quem sabe ver algo impossível. Vivendo o dia que o Senhor fez com alegria e regozijo (Sl.118:24), um de cada vez, porque basta cada dia o seu mal (Mt.6:34). Valorizando e agradecendo muito mais por aquilo que Deus nos deu, porque quem não valoriza o que tem não dará valor ao que deseja conquistar. Assim, busquemos um coração sábio, agradecido e temente a Deus, cheio de sabedoria, aprendendo a estar contente em toda e qualquer situação (Fl. 4:12). Lembrando sempre daquilo que pode nos dar esperança (Lm. 3:21).Tendo a plena convicção que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm. 8:28).  Feliz vida nova no ano que se inicia. Viveremos um tempo para LEVANTARMOS sem medo, diante do que vier, pois Deus quer falar. O ANO DE Ez.2.  
PJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO