sábado, 7 de dezembro de 2013

Pastoral 07/12/13 - EU TENHO A BÍBLIA

Neste domingo comemoramos o Dia da Bíblia. O que podemos comemorar? Por ser o livro mais vendido no mundo, por suas várias versões para todos os gostos e “paladares”? Comemoraremos sim este dia, não por isso.


Sabemos que a Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana, o registro da Revelação de Deus ao homem. Ela continuará sendo o que é independente de nossa opinião, da maneira como a utilizamos e das loucuras que cometemos com a “intenção” de divulgá-la. No entanto, somos transformados por esta Palavra, quando Ela penetra em nossas vidas de tal maneira que é capaz de separar o que há dentro de nós. Então, se existe alguma coisa para comemorar neste dia, é o fato de ainda sermos confrontados, transformados e inspirados por esta Palavra.

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

Hoje em dia parece que as pessoas têm uma relação de interesse com a Bíblia, a tratam como um livrinho de historinhas bonitinhas, fonte de pesquisas para embasar suas maiores loucuras, ou como uma revista da Avon, onde só abrimos para fazer pedidos. Por isso, temos visto, nas mensagens, pouca ênfase na confrontação da Palavra de Deus com nossas atitudes, intenções e pensamentos. Selecionamos muito bem os textos que queremos, esquecemos de outros e vivemos um relacionamento seletivo com a Palavra de Deus. O que comemorar se não deixamos mais a Bíblia confrontar nossas vidas?

E o que dizer de nossa transformação? Usamos a Bíblia para promover nossos “avivamentos” baseados em mudanças litúrgicas superficiais que não alcançam nosso interior. O apostolo Paulo nos exorta a promovermos uma transformação em nós, pela RENOVAÇÃO do nosso entendimento, e somente assim, poderemos experimentar a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável (Rm12:1-2). Essa renovação só pode ser promovida por um encontro verdadeiro e sincero com a Palavra de Deus. Será que realmente temos coragem de jogar uma LUZ dentro da escuridão de nossa alma e revelar o que realmente somos? O que comemora se não queremos mais uma transformação por um confronto com a Palavra de Deus?

Falta confronto, falta transformação e muito mais inspiração. Encontrando a motivação e intenção certa, provada pela experiência com a Palavra, nunca desistiremos de viver o propósito de Deus em nossas vidas. Mas quando a inspiração vem do convencimento de homens, logo vemos que podemos estar como marionetes nas mãos de pessoas inescrupulosas e abandonamos a fé, pois fomos convencidos pela falácia e não pelo Espírito.  A Bíblia é fonte inesgotável de inspiração para inovarmos sem abrirmos mão dos fundamentos da fé em Cristo, para amar a Deus e ao próximo sem segundas intenções, para servirmos ao Senhor com alegria, para que haja sempre um cântico novo em nossos lábios, e por aí vai. O que comemorar, quando a fonte de inspiração para nossas mensagens não é mais a Bíblia?

Celebremos hoje o dia da Bíblia porque Ela é a Palavra de Deus que ainda confronta nossas atitudes, transforma nossas vidas e nos inspira a vivermos como seguidores de Jesus Cristo. Que possamos dizer: Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.(Salmos 119:11). Que realmente possamos ter a Palavra de Deus em nossas vidas.
PJ              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO