sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

PASTORAL 22/12/2013 - NOSSO NATAL

O que tem no nosso Natal? Musicais, apresentações especiais, ceia, orações, culto natalino, etc. Temos o costume de criticar o descuido de nossa sociedade com o “verdadeiro” espírito de natal e o consumismo gerado pela invenção de símbolos de Natal (como a árvore e o Papai Noel). Mas, o que esperar de um mundo que jaz no maligno? O mundo não quer saber de Jesus e nem do seu Evangelho, isso é certo. Precisamos refletir sobre o Nosso Natal, o Natal da Igreja do Senhor Jesus, da família de Deus, dos lavados e remidos no Sangue do Cordeiro, porque parece que estamos esquecendo o que realmente é, para falarmos de magia, presentes, etc.

Uma das coisas que podem nos ajudar a entender essas leituras equivocadas a cerca do natal, está no fato de que, durante a história o Cristianismo sempre manteve ligações estreitas com o “paganismo” (com grupos não cristãos) e acabava assimilando suas tradições (festas, práticas, mentalidades). Um exemplo: é a própria data estabelecida para comemoração do Natal. Todos sabemos que Jesus não nasceu em 25 de dezembro, está data marca o início do inverno (no hemisfério norte), onde vários povos da Europa tinham o costume manter comemorações religiosas neste dia.

Ao incorporar tradições não cristãs, o Cristianismo, acaba penetrando e conquistando as sociedades. Nesse sentido, ser cristão sempre foi e, ainda hoje é, a capacidade de ouvir a mensagem de Cristo e “adaptá-la” aos padrões culturais de um determinado tempo e povo. O resultado disso: são as superinterpretações de Jesus, numa tentativa de torná-lo compreensível às diversas culturas. E o que acontece? As pessoas começam a fugir da história original, buscando significados metafóricos, ocultos e misteriosos. Por isso, hoje, quando falamos de Natal, quase não falamos de Jesus, pois falar de Jesus é algo que envolve religião e, religião não se discute, gera conflitos, porque cada um tem a sua, ou não tem.....Então, falamos do tal “espírito de natal”. Ou seja, falamos de conceitos e valores, não necessariamente religiosos, mas que são “bem aceitos” pela maioria, como por exemplo: bondade, doação, auto reflexão, amor, etc..

Deveríamos sempre questionar as interpretações que fogem muito da versão original. Como Igreja de Jesus Cristo, precisamos buscar sempre o melhor da Palavra de Deus e não ficar apenas nas leituras metafóricas sobre o Evangelho. Diante disso, gostaria de propor a seguinte interpretação do Natal.

Natal é nascimento. A vinda do Filho de Deus à Terra, a encarnação do Verbo de Deus. A consumação do Deus conosco (Emanuel). Mas, como Deus veio ao mundo? E por que? Veio em forma de homem, com o propósito de salvar o mundo (João 3:16). Então, o natal para nós é o nascimento de Deus no mundo que jaz no maligno, evidenciando a Sua atitude de ir ao encontro do que está perdido (Lc.19:10).  Por isso, o nascimento de Jesus revela a necessidade humana Dele nascer em nossos corações, para salvar o que está perdido em nós. O nascimento da bondade, do amor, dos laços de fraternidade que deveriam nos unir e dos valores pregados por Ele a dois mil anos atrás, isso é que deveria nascer em nossos corações e ser celebrado. No entanto, preferimos continuar duelando conceitos, teologizações, doutrinas segregatórias, além de continuar incorporando os conceitos de um natal consumista.

Que o nosso Natal tenha tudo que estamos acostumados a ter, mas que principalmente tenha Cristo nascendo em nossos corações. E quando digo Cristo Nascendo, quero dizer: Gálatas 2:20:

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Gálatas 2:20




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO