sexta-feira, 21 de março de 2014

Todas são EVAS 08/03/2014


Nenhuma mulher precisa de um dia para saber que é muito especial e importante. No entanto, no decorrer de nossa civilização a mulher foi sendo vista como símbolo de fraqueza, engano, inferioridade, etc. Nós sabemos que não é bem assim. Quando Deus criou a humanidade, ele disse: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".(Gn. 2:18 NVI). Dessa forma, a mulher é uma auxiliadora sim, porém ela é correspondente ao homem, em natureza e essência, ambos receberam de Deus a missão de cuidar da criação. Isso devemos fazer juntos.

Para nossa tristeza, a mulher tem sofrido muito pelo tradicionalismo, machismo, violência, desvalorização, etc. Porém, hoje como ontem, podemos ver verdadeiras guerreiras que sustentam suas famílias em jornadas duplas ou triplas de trabalho. Além disso, o que seriam de nossas Igrejas se não fosse nossas guerreiras?  Ainda falta-nos um entendimento mais profundo da relação e importância da mulher, por isso, mais que comemorar um dia especial, queremos sempre lembrar que fragilidade por fragilidade elas são mais fortes, pois sempre demonstram mais sua dependência de Deus. Queremos lembrar do dom da maternidade que é capaz de cuidar, mesmo sem ter o que oferecer. Queremos valorizar esse presente que Deus deu aos homens, como osso dos nossos ossos e carne de nossa carne, cuidando, respeitando, honrando e amando, mais do que a nossa própria vida. Isso, não apenas em um dia do ano, mas sempre.

A todas as Evas: sua presença traz brilho e beleza, seu olhar percebe os detalhes esquecidos, sua emoção completa a objetividade sem graça, sua crítica nos desafia a caprichar mais. Não apenas hoje seja no seu dia, mas que em todos os seus dias vocês possam ser honradas como hoje.

PJ (08/03/14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA O SEU COMENTÁRIO